Sábado – Pense por si

Morreu o escritor e jornalista Fernando Sobral

Ao longo de quase 40 anos, o seu nome esteve associado a jornais como Semanário, O Independente, Diário Económico, Se7e e Jornal de Negócios, onde foi grande repórter e autor da coluna "O Pulo do Gato".

Quem és tu?

Desconfinar a mente

Deixar de saber distinguir "o que sou" ou "quem sou eu quando estou bem" e perante um estado de reações ao stress, passar a acreditar que "eu sou assim", esquecendo tudo o que se é além disso sem distinguir que "ser assim" é diferente de "estar assim", é um sinal de que se passou a fronteira para o outro lado.

Quem és tu?

Hipnoterapia

Um estado que poderia ser o do sono, num sonho, mas aqui os reflexos são diminuídos ou inexistentes. É efetivamente um estado natural de relaxamento consciente, onde os reflexos e as sensações estão presentes. Conscientes. Desmistificando, é o que se chama de transe hipnótico.

Quem és tu?

A vida num abraço

Não é a família que faz as pessoas. São as pessoas que fazem a família. A soma das partes que constituem o todo, a rede de suporte que se entrelaça. Por isso é que há amigos que são família, como há famílias em que não há amizade.

Quem és tu?

Enraizar

Descarregar para enraizar, passa por reestabelecer a homeostase do nosso sistema. O processo de equilíbrio, onde escolhemos a forma como nos faz sentido encerrar os ciclos e os canais que nos obstruem e entopem o pensamento, a emoção, o corpo e o comportamento.

Quem és tu?

Intu-ir

Muitos de nós tomamos decisões baseadas em meditações, pensamentos, fatos. Outras vezes, apenas baseadas na intuição. Ninguém pode garantir que por seguir a intuição, tomamos as decisões mais acertadas. Até porque neste âmbito, não há certo ou errado.

Quem és tu?

Descansar na consciência

Ao olhar com uma outra lente para as feridas emocionais, reações despropositadas incompreendidas, mal-estar, encontramos um sentido antes oculto e ganhamos em nós a possibilidade de gerir o que se tornou ‘palpável’. Pois nada que não seja visto e sentido como real, pode ser alterado.

Salto em Altura

Escolher os ambientes a criar para as equipas depende, maioritariamente, da vontade de quem os lidera. Escolher os ambientes em que se quer viver e trabalhar depende, em primeira linha, em muitos casos, da consciência das escolhas que cada um faz.

Quem és tu?

Abrir portas

No momento em que se olha para a dor dá-se o reconhecimento, como que uma apresentação cordial e a disponibilidade ao início de uma relação que se pretende como serena e verdadeira.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.