Sábado – Pense por si

Lusa

António Costa distinguido com o prémio Unesco

"Num mundo fragmentado, que enfrenta imensos desafios, precisamos de líder comprometidos com a construção de uma paz duradoura. António Costa sempre se distinguiu como um grande defensor do diálogo e do multilateralismo", afirmou Audrey Azoulay, diretor geral da Unesco.

Shaka Lion
Gonçalo Correia

A batida de Shaka Lion, entre o rap, o brasil e a afro-lisboa

DJ com cada vez maior projeção internacional, Shaka Lion parece ter uma criatividade sem fim na hora de fazer dançar. Na sua cabeça, uma obsessão por uma batida nova e música por inventar. Sempre à procura de “juntar mundos”.

Marco Alves

Boaventura de Sousa Santos denunciado por assédio sexual

Três ex-alunas relatam retaliações e assédios do antigo diretor do Centro de Estudos Sociais (CES), do seu braço-direito (Bruno Sena Martins) e dos órgãos internos da instituição da Universidade de Coimbra. À SÁBADO, o atual diretor do CES defende colega (e amigo) e diz que nunca houve queixas, mas quer criar comissão para averiguar. Boaventura Sousa Santos em silêncio. Bruno Sena Martins nega tudo à SÁBADO.

Margarida Gaidão com Ana Bela Ferreira

Profissionais negros na televisão portuguesa? Existem, mas ainda são poucos

Investigadora fez, em 2017, um levantamento e estudo do número de profissionais negros nas televisões nacionais e concluiu que a sua escassez não espelha a realidade. Helena Vicente admite que o panorama mudou, mas muito pouco e ainda está distante do que poderia ser.

Portugal Hammerskins
João Pedro George

Superficialidades Desenvoltas - Parte II

Diogo Ramada Curto revela-se insensível à multiplicidade de esferas e de configurações, à diversidade de actores e de micro-poderes que constituem o campo da luta contra a estigmatização racial, e parece querer centrar a questão numa única dimensão — a matriz político-partidária.

João Pedro George

Superficialidades desenvoltas - Parte I

Alcindo "não se constrói como um close up de 17 jovens neonazis, mas como um grande plano sobre Portugal". Este foi o filme que Miguel Dores, os colaboradores mais próximos (Filipe Casimiro, operador de câmara, e Beatriz Carvalho, psicóloga do ISPA) e a produtora Maus da Fita realizaram. Diogo Ramada Curto (DRC), a avaliar pelos textos que escreveu no Contacto viu outra coisa.

Alcindo

Quanto mais tentamos relativizar o racismo, mais essa linha nos inclui a todos e nos liga a ele. Porque, quer queiramos quer não, os racistas (e os skins que mataram Alcindo) fazem parte da nossa sociedade, são-lhe intrínsecos.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)