Sábado – Pense por si

Sofia Parissi

Os monumentos gratuitos a não perder em 2025

Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.

Marco Alves

Quando os deputados se insultam violentamente

Os eleitos do povo apelidam-se de bêbados, nojentos, palermas, palhaços, vigaristas e muito mais. Há muito que a liberdade de expressão faz soltar a língua no hemiciclo.

Talvez crónica

O lugar onde nos levam os cheiros

Os cheiros das coisas são o que nos ajuda a manter a ligação com elas. A nossa casa tem um cheiro que nos deixa descansar depois da luta do dia inteiro. O dia em que uma casa ganha o cheiro de quem lá vive, é o dia em que merece o seu nome - até lá são só divisões juntas, com coisas que são nossas.

2
Filipa Vaz Teixeira

Os novos Vinhos Verdes da Quinta de Monforte

Fomos à quinta da sub-região do Sousa conhecer as novidades e a linha orientadora que os guia: explorar castas esquecidas e as potencialidades da região para criar vinhos de longevidade.

Nuno Tiago Pinto

As operações clandestinas dos espiões portugueses

A intervenção do SIS para recuperar o computador de Frederico Pinheiro trouxe para a ribalta a atuação dos oficiais de informações do SIS. Treinados para realizar operações clandestinas, os agentes dos “serviços” atuam na fronteira da legalidade – ou mesmo ultrapassando-a, segundo relatos de ex-responsáveis.

Filipa Vaz Teixeira

Do punk à música sacra: assim se canta o Dia de Reis

Braga promove duas noites de concertos com bandas locais, Mafra fará soar os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional e a Orquestra da Gulbenkian dá entrada no seu sexagésimo aniversário com duas estreias - eis os concertos do Dia de Reis

5
Maria Henrique Espada

A história de Marcelino da Mata, vilão e herói

Foi o mais condecorado militar português, lutou durante toda a Guerra Colonial. Quando morreu, nasceu outra guerra, pela narrativa sobre quem foi e o que representa. Um novo livro de Nuno Gonçalo Poças, de que a SÁBADO faz a pré-publicação, ajuda a percebê-lo: à sua coragem e aos seus abusos.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)