Sábado – Pense por si

Inimigos do novo presidente não suportam os novos tempos de mulheres de cabelo ao vento, cruzes nas igrejas e bares com licenças para vender álcool
Tiago Carrasco

Idlib, uma reportagem no bastião da revolução síria

Foi sempre a cidade que Bashar al-Assad não conseguiu dominar. Ahmed al-Sharaa tomou o poder da região como um terrorista ligado à Al-Qaeda que raptava cristãos e executava prostitutas. Há um ano, saíu de lá mais moderado para derrubar o regime e assumir os destinos do país. O que se passou em Idlib para o presidente mudar?

Lucília Galha

As novas técnicas para proteger e tratar o seu coração

Ainda não é possível regenerá-lo, mas há cada vez mais formas de o tratar. Intervenções através de cateteres milimétricos que permitem operar doentes octogenários, modelos de coração impressos a 3D para estudar cirurgias, pacemakers mais fisiológicos, máquinas que evitam que se morra à espera de transplante.

Tiago Carrasco

Ucrânia: Primeiro, a reconstrução. Depois, a rave

Durante o dia, apanham despojos de mísseis, carregam entulho e consolam idosos. À noite, montam as colunas e dançam sobre os estragos provocados pelos russos. O Repair Together quer reerguer a Ucrânia ao ritmo do techno.

Cães, gatos & Coca-Cola

Outro ponto essencial, demasiado evidente para que possa ser constantemente esquecido na receita do êxito destas obras, é a “ostentação de distância” destas autoras em relação ao meio literário.

Juliana Nogueira Santos

Agricultores são os que mais fazem sexo

Novo estudo aponta que, de todas as profissões, os agricultores são os que mais fazem sexo: pelo menos uma vez por dia. No extremo contrário estão os jornalistas.

7
Ana Taborda

O novo refúgio dos ricos e famosos no Alentejo

Os Champalimaud estão a construir uma casa e um pequeno hotel junto à aldeia onde os Horta e Costa, os Soares dos Santos, os Pires de Lima já passam férias e fins de semana.

2
Maria Henrique Espada

A luta por justiça das escravas sexuais das FARC

Abusos sistemáticos, abortos forçados, crianças violadas mal chegavam ao “acampamento”. Alguns dos visados são hoje senadores. As organizações de vítimas querem vê-los julgados.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h