Sábado – Pense por si

8
Bruno Faria Lopes

Selva urbana de cabos nos prédios de Lisboa ainda resiste

A Câmara de Lisboa contabiliza que removeu este ano 20 quilómetros de cabos mortos nas fachadas, instalados pelas operadoras de telecomunicações, mas o cenário global de centenas de cabos pendurados e enrolados à volta dos prédios permanece inalterado. Há uma década que se promete um fim para o caos.

Um passo de cada vez

De perdidos passámos a arrumados, ainda que nos ríssemos das muitas aventuras que tivemos, como se fossem a estrada para as nossas verdadeiras casas, onde tudo passava a fazer sentido.

Relatório Minoritário

Pão e circo

“Deem-lhes pão e circo, e nunca se revoltarão.” É assim que costuma citar-se Juvenal, que nas Sátiras lamentava a transformação de um povo atento e exigente, numa massa mole, que pode ser comprada. Involuntariamente, Pedro Nuno Santos tocou no tema.

Alfredo Leite

Má sorte ter nascido índio

Tomara que o novo poder político em Brasília consiga a difícil tarefa de reverter a crise que afeta os indígenas.

7
Ricardo Santos

Guatemala - No encalço dos Maias

Selva, praia, lagos, vulcões, herança maia e colonial, cultura indígena, gastronomia, aventura e uma simpatia desarmante. A Guatemala tem tudo. Só precisa lá ir.

Carlos Gonçalo Morais

Jorge Costa: “Comi caracóis na Damaia com o pai do Rui Costa”

A 8 de fevereiro, o treinador do Ac. Viseu vai enfrentar mais uma vez o FC Porto, onde jogou 13 épocas e ganhou 21 títulos. Nesta entrevista, ele fala da infância, do episódio da braçadeira, da polémica com Weah, da amizade com o presidente do Benfica e da atenção com a saúde após o enfarte.

A paixão de Horta Osório

Fomos ver como está a ser a nova vida de António Horta Osório, regressado a Portugal após 15 anos em Londres. O gestor não larga uma paixão antiga: o ténis. Mostramos-lhe ainda como funciona a “selva” dos tuk-tuks em Lisboa e acompanhámos Rui Veloso antes do seu concerto no Tivoli.

Anonimato e liberdade de expressão

Os mecanismos de controlo ao discurso de ódio e desinformação nas redes sociais devem ser reforçados. Mas é também fundamental que se inicie uma discussão sobre o fator que permite a proliferação de contas que se dedicam apenas ao insulto e à difusão de informações falsas: o anonimato.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h