
Moçambique: “Lidamos com terroristas cobardes que se escondem na população” @Model.HTag>
Um português, diretor geral de uma empresa de segurança privada, falou com a SÁBADO sobre os ataques que têm acontecido em Cabo Delgado, Moçambique.
Um português, diretor geral de uma empresa de segurança privada, falou com a SÁBADO sobre os ataques que têm acontecido em Cabo Delgado, Moçambique.
Mulher de 49 anos foi raptada em frente ao Consulado Geral de Portugal em Maputo. É o segundo rapto registado em 48 horas.
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros vai ser ouvido na Assembleia da República sobre a situação na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
A vila de Palma sofreu um ataque armado a 24 de março, que as autoridades moçambicanas dizem ter resultado na morte de dezenas de pessoas e na fuga de centenas.
Entre 1961 e 1975 milhares de soldados portugueses combateram em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Este é o relato na primeira pessoa de Manuel Lapão, que integrou uma comissão em janeiro de 1968.
O ataque a Palma não representou uma surpresa, nem uma reação dos terroristas às especulações mediáticas da ocasião. Foi meticulosamente planeado, com um comando e controlo operacional exemplar.
Dezenas de civis, incluindo sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma, no norte de Moçambique, foram mortos pelo grupo armado que atacou a vila na quarta-feira.
Presidente da República avança que cidadão português terá sofrido ferimentos "menos graves" do que inicialmente previsto. Será agora evacuado para a África do Sul para tratamento médico, após o ataque terrorista em Palma, vila moçambicana sob ataque de rebeldes armados desde quarta-feira.
Em Liwoningo, o seu segundo álbum, a cantora une as suas raízes moçambicanas aos sons do mundo para pedir mais amor, empatia e espiritualidade, e diz que é tempo de nos fazermos ouvir.
Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou um português ferido numa operação de resgate em Palma, vila sob ataque de rebeldes armados desde quarta-feira.
O Governo moçambicano agradeceu o gesto, considerando um apoio importante para a área da segurança no país.
No entanto, a empresa ressalvou que o planeamento é feito de acordo com a evolução da pandemia e consequentes contingências, a que se soma a procura e rentabilidade das rotas.
Os processos (e possessos) políticos de Espanha e Portugal voltam a ter episódios - naturalmente - semelhantes. Convém explicar por miúdos aos graúdos. Passe o plebeísmo.
Entre as novas medidas adotadas para combater a pandemia estão a exigência de apresentação de testes negativos no embarque, a imposição de quarentenas, a proibição de entrada de viajantes e cidadãos dos países mais afetados pela pandemia, a suspensão e proibição de voos e confinamentos obrigatórios.
"Há um conjunto de grandes lideranças maconde que mobilizaram a etnia para (...) acabar com a ameaça dos 'jihadistas' radicais", afirma investigador.
Segundo a polícia, o homem de 46 anos confessou o crime e alega que terá enterrado viva a criança por ser deficiente e aliado ao abandono da sua esposa, "não parava de chorar".