Quase metade das mulheres portuguesas já foram vítimas de violência. O número de homens não fica atrás
As mulheres não são apenas as principais vítimas, são também alvo de agressões mais violentas e sentem-se muito mais inseguras.
As mulheres não são apenas as principais vítimas, são também alvo de agressões mais violentas e sentem-se muito mais inseguras.
"A proporção de utilizadores de IA quase duplica no grupo etário dos 16 a 24 anos (76,5%) e nos estudantes (81,5%)", diz o INE.
As maiores percentagens de utilização deste tipo de tecnologia verificam-se na informação e comunicação (52,8%), nos outros serviços (19,4%) e nos transportes e armazenagem (14,8%).
A desigualdade de género também está presente no contexto laboral, com registo de 23,8% de mulheres a afirmarem ter sido vítimas de assédio persistente e 12,3% de assédio sexual.
O acréscimo do custo médio por trabalhador foi transversal a todas as atividades económicas, tendo os aumentos sido maiores no setor da construção (6,5%) e menores no da indústria (4,6%).
Municípios localizam-se sobretudo na Grande Lisboa e na Área Metropolitana do Porto.
O Ministério da Saúde explica que "a criança não resistiu às lesões sofridas após a mãe ter entrado em paragem cardiorrespiratória no seu domicílio".
As taxas de portagem nas autoestradas nacionais podem ter uma atualização de 2,3% no próximo ano, tendo em conta a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor de outubro, divulgada pelo INE, acrescida do adicional de 0,1% acordado com as concessionárias.
Estimativa rápida do INE aponta para um abrandamento de uma décima na variação homóloga do índice de preços no consumidor. Preço dos alimentos tem primeiro alívio após meses de subidas a pique.
Já em cadeia, o PIB aumentou 0,8% em volume, após um crescimento de 0,7% no trimestre anterior.
O diretor da Confidencial Imobiliário alerta que as cidades periféricas vão ser "o motor da valorização" das casas, numa altura em que os preços elevados já se sentem além de Lisboa e Porto.
Dados do INE mostram subida de 19% no segundo trimestre. Preços da habitação aceleraram em 19 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, com Vila Nova de Gaia, Coimbra e Amadora a liderarem aumentos.
Arrancou a campanha sem dinheiro, mas as sondagens colocam-no próximo da 2ª volta. Em Leiria, culpou Vieira das altercações na AG, acusou os adversários de temerem a sua abertura aos sócios e reiterou a confiança em José Mourinho...apesar de ter plano B.
A prestação média fixou-se em 393 euros, um euro menos que no mês anterior. Pela primeira vez desde maio de 2023, os juros representam menos de 50% da prestação mensal.
ONG defende "a necessidade de olhar para os vários esquemas de rendimento mínimo adequado", em linha com as recomendações da Comissão Europeia.
Mais de 1,7 milhões de pessoas estão em situação de pobreza monetária em Portugal.