
Grécia volta a fazer greve geral contra a jornada de trabalho de 13 horas
Os sindicatos e a oposição de esquerda estão em pé de guerra contra um projeto de lei "digno da Idade Média"
Os sindicatos e a oposição de esquerda estão em pé de guerra contra um projeto de lei "digno da Idade Média"
No bulício da capital ou no ar puro do Alentejo, há quem se mantenha ativo depois da reforma e até lance novos negócios, como João Carvalho de Sousa. Outros dedicam-se à leitura e à família, como Nazaré Correia. Quando a reforma chega, cada história define o lugar ideal para se estar.
Entre os Estados-membros, a Finlândia foi o único país que registou uma diminuição homóloga dos preços da habitação no segundo trimestre de 2025.
Recrutamento através de IA tem crescido na UE a ritmo galopante. Em Portugal, empresa sueca Teamtailor entrou no mercado com quase 100 clientes.
Por todo o Estado, há sinais de escassez gritante de pessoal. Faltam dois mil guardas prisionais. Já na carreira de enfermaria faltam 20 mil profissionais. A isto poderíamos somar a falta de médicos no SNS.
Desemprego recuou para os 5,9%, abaixo dos 6,0% registados quer em julho de 2024.
Comprar laranjas em Portugal pode custar o mesmo que em Lyon. E a fatura do supermercado chega a superar a de países mais ricos, como a Alemanha. Porquê?
Portugal investe o equivalente a 0,3% da despesa governamental.
De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, 6,6% das pessoas empregadas no bloco comunitário com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos em 2024 tinham longas jornadas de trabalho, definidas como 49 horas ou mais por semana.
A inflação subjacente, que exclui o efeito dos preços mais voláteis, como energia e alimentos frescos, também se manteve estável, em 2,3%, o mesmo nível de maio e junho.
Jorge Guerreiro ainda não tem um favorito às Presidenciais e acha que nunca vamos ter ninguém como Marcelo. O cantor admite voltar à casa do BB, mas não agora, que anda em concertos de Norte a Sul.
"O foco está em desmistificar perceções comuns e reforçar os factos acerca da relação entre a migração e o mercado de trabalho em Portugal", explicam os autores do estudo.
A Alemanha (19% da população da UE), a França (15%) e a Itália (13%) são os países mais populosos da UE, representando quase metade (47%) da população total da UE em 01 de janeiro de 2025.
Em comparação com o quarto trimestre de 2024, os preços diminuíram em quatro Estados-membros e aumentaram em 22 Estados-Membros.
Recorrendo a dados do Eurostat (o gabinete de estatística da União Europeia), os investigadores apontam que a taxa de risco de pobreza após transferências sociais, em 2024, era de 17%, enquanto a média da União Europeia (UE) era de 16,2%.
O desemprego de longa duração desacelerou para 1,9% na UE no acumulado de 2024, também um novo mínimo na série cronológica disponível, salienta o serviço estatístico europeu.