Trabalhadores de museus e monumentos cumprem última greve do ano em dia feriado
Exigem uma "justa compensação" do trabalho prestado em dias feriados.
Exigem uma "justa compensação" do trabalho prestado em dias feriados.
Único monumento aberto é o Mosteiro da Batalha, “que está a funcionar a meio gás”.
Significa uma ligeira descida face a 2023.
Iniciativa visa incentivar o acesso dos jovens ao património e à cultura.
O dirigente sindical acrescentou que há equipamentos que abriram parcialmente com recurso a trabalhadores temporários, sem conseguir precisar números concretos.
Objetivo é exigir a valorização do trabalho prestado em dias feriados e também do trabalho suplementar, que os trabalhadores consideram ser insuficientemente pagas.
Em comunicado a federação sindical revela que os trabalhadores voltam a fazer greve "para exigir uma justa compensação pelo trabalho prestado nestes dias" e que a paralisação prologar-se-á até 31 de dezembro.
Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.
Os maiores aumentos - de sete euros - verificam-se em alguns dos equipamentos mais visitados do País, como é o caso da na Torre de Belém, do Museu Nacional dos Coches, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Palácios Nacionais da Ajuda e de Mafra e no Mosteiro dos Jerónimos.
Greve visa "exigir a regularização do pagamento do trabalho suplementar em dias feriados, e reafirmar a necessidade da valorização do trabalho prestado nestes dias, do cumprimento dos horários de trabalho e dos seus limites legais".
Todos os anos milhares de peregrinos percorrem os Caminhos de Santiago do Centro de Portugal, passando por regiões como Tomar, Coimbra, Viseu e Guarda. Fomos explorar o percurso e perceber os motivos.
Da Comporta aos Açores, passando por Lisboa e pelo Algarve, o País tornou-se destino de eleição. Jeff Bezos, Lenny Kravitz ou Dua Lipa publicaram fotos no Instagram.
...por dia e a fachada de um palacete 3 mil euros. As grandes séries e novelas fecham ruas e restaurantes, mas também pagam noites em hotéis.
Festivais, arte e música não vão faltar no fim de semana de 23 a 24 de julho.
Fundada por um templário, Gualdim Pais, Tomar não se quer afastar desse ascendente. O Convento de Cristo é o ponto de partida para conhecer uma cidade cheia de outras vidas