Sábado – Pense por si

A hora da Europa (agora é mesmo)

Em 2026 vamos saber se a Ucrânia vai sobreviver como país íntegro e soberano à agressão russa e à viragem politico-diplomática de Washington, com Trump na Casa Branca. Vamos também saber se os líderes europeus estarão à altura do desafio tremendo que já atravessam e se vão ser capazes de falar verdade ao seus eleitores sobre o que verdadeiramente está em causa: defender a Ucrânia, fazer sacrifícios que não pensávamos ser necessários e projetar uma nova arquitetura de Segurança que não dependa dos EUA. Não será coisa pouca.

Variações Presidenciais 

Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.

João Cotrim de Figueiredo diz que visita de Montenegro à Ucrânia é um "sinal importante"

João Cotrim de Figueiredo diz que visita de Montenegro à Ucrânia é um "sinal importante"

O candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo afirmou aos jornalistas que a visita do primeiro-ministro à capital ucraniana foi importante para mostrar que Portugal continua do lado da Kiev. Contudo, sublinha: "Infelizmente, um dia depois [da visita], houve uma reunião do Conselho Europeu onde demoraram 16 horas para decidir uma coisa que já devia estar decidida de bom rigor há dez meses".

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)