Sábado – Pense por si

Greve geral: supermercados não vão fechar amanhã

SÁBADO
SÁBADO 10 de dezembro de 2025 às 10:23
As mais lidas

Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição não prevê grande adesão de funcionários do setor.

Em dia de greve geral, prevêm-se para amanhã, quinta-feira, constrangimentos nos transportes, nos setores da saúde ou da educação, mas os supermercados vão mater a sua atividade normal.

Supermercados vão estar abertos no dia da greve geral
Supermercados vão estar abertos no dia da greve geral DR

A garantia foi dada pelo secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED),  Gonçalo Lobo Xavier, em declarações à Rádio Renascença. 

Quando há greves apenas setoriais, "não há perturbação, nem há memória" de lojas a fechar. "Para esta greve, apesar de ter outras características, não prevemos uma adesão superior que vá perturbar as operações", referiu aquele responsável.

Referindo que a escassez de produtos é igulamente um cenário que não se coloca, Gonçalo Lobo Xavier explica ainda que "os retalhistas têm as suas operações e a logística muito bem preparada", de modo "a mitigar o mais possível os possíveis efeitos de uma adesão mais significativa", que de resto, "não se prevê" que aconteça.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Greve geral ou prova de vida sindical?

Estes movimentos, que enchem a boca com “direitos dos trabalhadores” e “luta contra a exploração”, nunca se lembram de mencionar que, nos regimes que idolatram, como Cuba e a Venezuela, fazer greve é tão permitido como fazer uma piada com o ditador de serviço.