Sábado – Pense por si

Trump impõe tarifa de 20% sobre importações da União Europeia

O presidente dos EUA anunciou esta quarta-feira que irá aplicar, a partir de amanhã, tarifas de 25% sobre as importações automóveis, vindas de todos os países. Além desta tarifa, será imposta ainda uma outra cujo valor varia consoante o país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira a aplicação de tarifas de 25% sobre as importações automóveis de todos os países. Segundo o republicano, a medida entrará em vigor já a partir da meia-noite de quinta-feira, 3 de abril.

AP Photo/Evan Vucci

Além destas tarifas, serão aplicadas ainda outras sobre todas as importações, mas o valor depende de país para país. Para a União Europeia, o republicano impôs tarifas alfandegárias de 20% sobre todas as importações. "Vamos cobrar-lhes 20%", informou ao afirmar que a UE tem vindo a roubar os EUA.

Para o Vietname o presidente os EUA anunciou tarifas de 46% sobre todas as importações, para Taiwan as tarifas serão de 32%, enquanto que para o Japão serão aplicadas tarifas de 24%. Já para a Índia está prevista a aplicação de tarifas de 26%, para a Coreia do Sul tarifas de 25% e para a Tailândia 36%. Seguem-se ainda outros países que serão afetados já a partir de amanhã por estas políticas.

Segundo Donald Trump, as tarifas anunciadas irão gerar muito dinheiro "em investimentos" para os EUA. Considerou, por isso, que "este é um dos dias mais importantes da história americana".

"O dia 2 de abril de 2025 será relembrado para sempre como o dia em que a indústria americana renasceu. Durante décadas, o nosso país foi roubado por nações próximas e distantes. Temos de cuidar do nosso povo e temos de cuidar da nossa gente em primeiro lugar", defendeu.

Segundo o republicano, cerca de 80% dos carros fabricados na Coreia do Sul são vendidos na Coreia do Sul e aproximadamente 90% dos carros vendidos no Japão são fabricados no Japão. Acredita, assim, que as viaturas fabricadas nos EUA representam uma pequena fração nestes países.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.