Sábado – Pense por si

Vivem 180 portugueses na Indonésia e nenhum estará em risco

14 de janeiro de 2016 às 11:27
As mais lidas

Ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou ainda que foram reforçadas medidas de segurança na Embaixada

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje que não há portugueses em risco em Jacarta, na Indonésia, onde hoje ocorreram vários ataques à bomba, mas adiantou que foram reforçadas as medidas de segurança na embaixada.

"Não temos nenhuma informação que permita dizer que algum dos elementos da comunidade portuguesa residente em Jacarta — que se estima serem 180 — esteja em qualquer situação de risco, em qualquer local de risco", adiantou à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Augusto Santos Silva informou que o embaixador português em Jacarta, Moreira Lemos, tem estado em contacto com a comunidade portuguesa em Jacarta.

O ministro salientou também que a embaixada portuguesa não está localizada nas áreas onde decorreram os ataques à bomba, que causaram pelo menos cinco mortos.

"Embora haja várias embaixadas localizadas num dos locais onde estão a decorrer os ataques e a embaixada portuguesa esteja localizada não muito longe desse local, não há nenhum elemento que permita dizer que são as embaixadas o alvo do ataque, ou seja, que esteja em curso um atentado que tenha como alvo representações diplomáticas", sublinhou.

Apesar de a embaixada portuguesa não estar localizada junto às áreas dos tiroteios, as medidas de segurança foram reforçadas, vincou Santos Silva.

"Não há nenhum problema de segurança que envolva a embaixada portuguesa, embora a embaixada tenha reforçado as medidas de segurança. Não temos nenhuma informação que permita dizer que algum membro da comunidade portuguesa em Jacarta esteja em risco", adiantou.

Evitar centros comerciais

Augusto Santos Silva disse ainda que a imprensa internacional tem "dado conta de que o alvo dos tiroteios poderia ser a esquadra de polícia, mas ainda cedo para se perceber o que se passou".

Após os ataques, a embaixada de Portugal na Indonésia lançou um aviso aos cidadãos portugueses para evitarem deslocações ao centro de Jacarta, onde hoje ocorreram vários atentados, provocando pelo menos cinco mortos.

"Sugere-se a todos os nacionais portugueses que evitem deslocações nos arredores de Budaran HI, em concreto no Shopping Mall Sarinah, que se encontra na Jalan Thamrin, na sequência de uma série de ataques com armas de fogo e explosivos que ali ocorreram", lê-se na comunicação emitida pela embaixada aos portugueses.

A representação portuguesa alerta que "todos os movimentos devem ser reduzidos ao mínimo indispensável, pois há bloqueios em várias vias de acesso a Jacarta Central/Menteng" e alerta que podem ter ainda lugar actos terroristas.

A embaixada recomenda aos portugueses que evitem "entrar em centros comerciais", designadamente nas áreas centrais da cidade.

Pelo menos cinco pessoas, entre eles dois polícias, morreram hoje num conjunto de ataques à bomba próximo de um centro comercial no centro da capital indonésia, segundo a agência indonésia Antara.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!