1100 alunos ficam impedidos de ir às aulas. Turmas mistas são minorias no panorama nacional
A sede do agrupamento de escolas de Vieira do Minho apareceu hoje fechada a cadeado em mais um protesto contra a formação de uma turma mista na EB1 de Rossas, informou o presidente da Associação de Pais.
Paulo Magalhães disse à Lusa que a escola sede do agrupamento tem cerca de 1.100 alunos, desde o básico ao secundário, "que assim ficam impedidos de ir às aulas, até as autoridades retirarem o cadeado".
Na sexta-feira, foi a EB1 de Rossas que apareceu fechada a cadeado.
Em causa está a constituição de uma turma mista, com 11 alunos do 1.º ano e 15 do 2.º.
Segundo os pais, bastava haver mais um aluno para o Ministério da Educação autorizar a formação de turmas autónomas para cada ano.
"Por um aluno, está-se a prejudicar o sucesso educativo de 26", criticou Paulo Magalhães.
Na sexta-feira, em comunicado, o Ministério da Educação (ME) adiantou que aquela turma mista seria para manter, sublinhando que "avançar com uma situação de excepcionalidade neste caso seria criar um foco de desigualdade relativamente a outros que se encontram em situações semelhantes".
No comunicado, o ME refere que a criação de turmas mistas "é a solução prevista na lei, e pedagogicamente validada, para as escolas com um número de alunos muito reduzido".
Sublinha ainda que "é para evitar que haja a necessidade de recorrer a turmas mistas - as quais são uma minoria no panorama nacional - que, em alguns territórios, os municípios optam pela construção de centros escolares", acrescenta.
Os pais dos alunos de Rossas contrapõem que o concelho de Vieira do Minho sofreu um reordenamento da rede escolar, com o encerramento de 27 escolas primárias e a redistribuição dos alunos quatro centros escolares/escolas básicas, precisamente para evitar a formação de turmas mistas.
Vieira do Minho: fecham escola a cadeado contra turma mista
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.