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1100 alunos ficam impedidos de ir às aulas. Turmas mistas são minorias no panorama nacional
A sede do agrupamento de escolas de Vieira do Minho apareceu hoje fechada a cadeado em mais um protesto contra a formação de uma turma mista na EB1 de Rossas, informou o presidente da Associação de Pais.
Paulo Magalhães disse à Lusa que a escola sede do agrupamento tem cerca de 1.100 alunos, desde o básico ao secundário, "que assim ficam impedidos de ir às aulas, até as autoridades retirarem o cadeado".
Na sexta-feira, foi a EB1 de Rossas que apareceu fechada a cadeado.
Em causa está a constituição de uma turma mista, com 11 alunos do 1.º ano e 15 do 2.º.
Segundo os pais, bastava haver mais um aluno para o Ministério da Educação autorizar a formação de turmas autónomas para cada ano.
"Por um aluno, está-se a prejudicar o sucesso educativo de 26", criticou Paulo Magalhães.
Na sexta-feira, em comunicado, o Ministério da Educação (ME) adiantou que aquela turma mista seria para manter, sublinhando que "avançar com uma situação de excepcionalidade neste caso seria criar um foco de desigualdade relativamente a outros que se encontram em situações semelhantes".
No comunicado, o ME refere que a criação de turmas mistas "é a solução prevista na lei, e pedagogicamente validada, para as escolas com um número de alunos muito reduzido".
Sublinha ainda que "é para evitar que haja a necessidade de recorrer a turmas mistas - as quais são uma minoria no panorama nacional - que, em alguns territórios, os municípios optam pela construção de centros escolares", acrescenta.
Os pais dos alunos de Rossas contrapõem que o concelho de Vieira do Minho sofreu um reordenamento da rede escolar, com o encerramento de 27 escolas primárias e a redistribuição dos alunos quatro centros escolares/escolas básicas, precisamente para evitar a formação de turmas mistas.
Vieira do Minho: fecham escola a cadeado contra turma mista
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A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.