Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

As sagas de quem fugiu de Angola há 50 anos

Partiram em colunas de mil carros, com bebés e crianças, atravessando a guerra e a natureza hostil. Saíram de traineira para a Namíbia e para Portugal. Penaram durante meses em campos de refugiados. Meio século depois contam o que viveram como se tivesse sido ontem.

Lusa

Montenegro opõe-se à consulta pública da sua declaração única de rendimentos

A Entidade para a Transparência esclarece ainda que a legislação que regula o exercício de funções de cargos políticos prevê este tipo de pedidos nomeadamente quando está em causa o "interesse de terceiros ou a salvaguarda da reserva da vida privada" e que até uma decisão final "o acesso aos elementos sobre os quais recaiu a oposição e a sua eventual publicitação ficam suspensos".

Sónia Bento

Os jovens não querem falar ao telemóvel

Trocam centenas de mensagens escritas e de voz, evitando as conversas. Os especialistas afirmam que lhes condiciona a capacidade de comunicação e de interação com o outro.

Justa Causa

Política criminal de “Terra Queimada”

Processo judicial após processo judicial perguntamo-nos: Onde estava a ACT para monitorizar e fiscalizar o eventual incumprimento de leis laborais e das condições de trabalho nas explorações agrícolas? Que investimento fez o Estado na divulgação de informação nos países de origem destes migrantes para evitar que caiam em mãos menos escrupulosas quando se deslocam ao nosso país para trabalharem na agricultura?

Raquel Lito

Separados, mas obrigados a ficar na mesma casa

Artur dorme ao lado da ex, Manuela prefere ficar na sala, Cristina e João aguardam uma proposta para venderem o T3 e Isabel tem de pôr cadeados nas caixas da sua comida. Relatos de quem arrasta o processo de divórcio e não consegue recomeçar por causa dos preços na habitação.

Paulo Vila

Ladrões que fazem parar comboios

De dia ou de noite, chegam a roubar centenas de metros de cabos, provocando o caos na circulação ferroviária. A procura pelo cobre está na origem destas ocorrências que causam “enormes” prejuízos e levam longas horas a ser reparadas.

Ana Taborda

A vida de luxo da última família real portuguesa

Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente