Sábado – Pense por si

Vera Lagoa: a biografia do Diabo de saias

Marco Alves
Marco Alves 18 de julho de 2021 às 18:00

Filha de um militar que combateu a Monarquia, a I República e o Estado Novo, começou a escrever “bisbilhotices” e conseguiu o pleno de ser perseguida pela PIDE e pelo Copcon. Livro sai dia 20 de julho e a SÁBADO adianta alguns episódios em antecipação.

No próximo dia 20 chega às livrarias a biografia de Maria Armanda Pires Falcão, mais tarde Vera Lagoa, pseudónimo que usou nas suas célebres crónicas sociais do Diário Popular, que lhe trouxeram a fama durante décadas. Foi ainda a primeira locutora da RTP, diretora de jornais e uma máquina de triturar políticos, especialmente os do PCP depois do 25 de Abril de 1974. Tinha a 4ª classe e fazia gala disso. Biografia da autoria da historiadora Maria João da Câmara, publicamos aqui em antecipação alguns episódios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.