O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, foi dar um "abraço de solidariedade" à família de Mário Soares, enquanto o antigo Presidente da República Ramalho Eanes disse acompanhar "com muita preocupação" o estado de saúde de Mário Soares
O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, foi dar um "abraço de solidariedade" à família de Mário Soares, enquanto o antigo Presidente da República Ramalho Eanes disse acompanhar "com muita preocupação" o estado de saúde de Mário Soares.
"[Acompanho] com muita preocupação, creio que como todos os portugueses. Mário Soares é para nós todos - para mim também - uma referência histórica de peso indiscutível. A ele se deve em grande parte a liberdade de que usufruímos e a democracia consolidada de que o Portugal actual dispõe", afirmou Eanes durante a conferência que proferiu sobre o tema "Portugal no tempo e no mundo", no encerramento do ano académico de 2016 da Academia das Ciências de Lisboa.
"Já mandei uma mensagem à [filha] Isabel [Soares,], que admiro muito, por quem tenho muita estima e amizade e consideração. Neste momento, o importante é partilharmos com a família e sentirem que estamos a acompanhar com muita amizade e espírito de oração", afirmou, destacando "o tanto" que Portugal deve ao antigo líder e fundador do PS, "pelo que fez, pelo seu contributo fundamental para a democracia e a liberdade".
"Espero e desejo as boas melhoras dele para que possamos, durante mais tempo, ter a sua presença e ter nele a nossa inspiração e rever nele tudo o que fizemos para que Portugal fosse digno e democrático", continuou Eanes, endereçando aos filhos de Mário Soares - que lhe sucedeu na chefia do Estado em 1986 - "cumprimentos e votos de que as melhoras ocorram rapidamente e sejam duradouras".
Já Vasco Lourenço foi visitar a família de Soares. "Tenho uma relação cordial muito forte com a Isabel e com o João e estivemos a conversar. Foi uma conversa, nada de extraordinário, mas uma conversa de amigos. Vim aqui dar-lhes um abraço de solidariedade, neste momento difícil que estão a passar", afirmou Vasco Lourenço. Questionado pelos jornalistas acerca da duração da sua visita, Vasco Lourenço afirmou que, enquanto estiveram a conversar, "chegavam umas pessoas e saiam outras, daí o tempo mais longo da visita".
Mário Soares, 92 anos, está internado desde a madrugada de terça-feira no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, com prognóstico reservado. Segundo o porta-voz daquela unidade hospitalar, continua a registar-se "uma ligeira evolução na resposta aos estímulos externos", embora o estadista permaneça inconsciente.
Vasco Lourenço e Ramalho Eanes solidários com Mário Soares
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.