Instituição deu conta de alunos e professores com resultados positivos para o vírus da Covid-19. Número total de casos só vai ser revelado sexta-feira.
A Universidade de Évora (UÉ) suspendeu as aulas presenciais na academia, a partir de quinta-feira, por terem sido reportados "diversos casos" de alunos e professores com resultados positivos para o SARS-CoV-2, revelou hoje a instituição.
A suspensão das atividades letivas presenciais, entre quinta-feira e o início das férias de Natal, agendado para a próxima segunda-feira, foi decidida hoje pela reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, revelou a instituição de ensino superior, em comunicado enviado à agência Lusa.
"Nesta última semana, têm sido reportados diversos casos de estudantes e docentes com resultados positivos para o SARS-CoV-2", comunicou a reitora numa informação interna, à qual alude o comunicado enviado à Lusa.
Segundo a UÉ, a suspensão das aulas é "uma medida adicional a fim de evitar um maior número de casos".
Fonte da UÉ disse à Lusa que o número de casos existentes na universidade de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, só vai ser divulgado na sexta-feira, quando for conhecido o relatório epidemiológico desta semana na instituição.
Na comunicação interna da reitora, à qual a Lusa teve acesso, Ana Costa Freitas indicou que, "a fim de evitar uma disseminação acelerada/descontrolada" dos casos de infetados com o SARS-CoV-2, o "que ninguém pretende", as aulas vão ser lecionadas, até às férias de Natal, através da Internet, com recurso à plataforma ZOOM.
As aulas que não puderem ser ministradas ‘online’ "deverão ser repostas, oportunamente, em data e horário a combinar entre estudantes e docentes", alertou ainda Ana Costa Freitas.
"Os diretores das escolas deverão reportar estas alterações assim que possível", disse ainda a reitora.
O anterior relatório epidemiológico na universidade, referente à semana passada, deu conta de oito novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, mas não é indicado o total acumulado, segundo disse à Lusa fonte da academia.
Portugal contabiliza pelo menos 5.815 mortos associados à covid-19 em 358.296 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.
Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.
Universidade de Évora suspende aulas presenciais após "diversos" casos de Covid-19
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.