Sábado – Pense por si

"Uma palavra descreve bastante bem o que se passou: impotência"

Alexandre R. Malhado , F.G. 12 de agosto de 2016 às 15:10

Paulo Cafôfo, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, dormiu, na cadeira do comando do quartel dos bombeiros, três horas em dois dias. Leia o relato na primeira pessoa dos dias em que a Madeira ardeu

Estava de férias, na praia dos Reis Magos, em Caniço, quando - por volta das 15h30 - recebi um alerta no telemóvel do sistema da central de bombeiros a avisar que tinha deflagrado fogo na zona de Alegria. Percebi logo que era grave. As minhas férias começaram e acabaram na mesma altura. Tinha planos para acampar na terça-feira com a minha filha. Tínhamos ido buscar tudo à arrecadação no domingo: tenda, lanterna, fogareiro, comida enlatada, sacos de cama …  estava tudo preparado. Íamos para o concelho da Calheta, tragicamente agora está queimado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.