Sábado – Pense por si

Três arquitectos de Coimbra recebem prémio em Nova Iorque

11 de maio de 2017 às 09:37
As mais lidas

O prémio deve-se ao projecto de extensão do Palácio da Igreja Velha, em Vila Nova de Famalicão

Três arquitectos do gabinete sediado em Coimbra Visioarq recebem hoje em Nova Iorque um prémio pelo projecto de extensão do Palácio da Igreja Velha, em Vila Nova de Famalicão, informou a empresa.

O projecto venceu o Prémio do Público da Architizer, plataforma online de arquitectura que reúne trabalhos de mais de 40 mil empresas de arquitectura do mundo, na categoria "Detalhes+Arquitectura+Metal", referiu a empresa de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a mesma nota, a intervenção em Famalicão consistiu na "ampliação de um palácio com elementos barrocos e neogóticos", respeitando "o protagonismo" do espaço.

"O desafio era fazê-lo sem disrupção visual no conjunto histórico", explicou Vicente Gouveia, um dos três arquitectos que assinou a obra, referindo que a resposta foi encontrada nos espigueiros, construção tradicional da região do Minho.

O desenho "nasceu de um olhar metálico para o espigueiro do século XXI, que parece levitar com a sua fina pele em aço sobre uma base de pedra e vidro", afirmou o arquitecto, citado na nota de imprensa.

Segundo Vicente Gouveia, foi "a irreverência" do trabalho que "agradou a tantos votantes em todo o mundo", num processo "construtivo original" que manteve a "harmonia cromática e volumétrica" do espaço.

O projecto venceu a votação online do prémio Architizer, depois de ter sido seleccionado para uma lista de finalistas por um painel de arquitectos que incluiu nomes como Denise Scott Brown, Bjarke Ingels e Tom Kunding.

Os projectos vencedores da Architizer serão publicados em livro, com a chancela da editora britânica Phaidon.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.