Sábado – Pense por si

Tempestade Éowyn irá afetar Portugal após encerrar escolas na Irlanda

A Irlanda, Irlanda do Norte, e a Escócia serão os territórios mais afetados por esta tempestade que chegará também ao continente português e às ilhas, não com tanta intensidade.

Foi emitido um alerta vermelho para as regiões da Irlanda e da Escócia na quinta, 23 e sexta-feira, 24 antes daquela que poderá ser uma das tempestades mais fortes dos últimos anos: a Éowy. Em Portugal, foram emitidos alertas amarelos nos distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga. 

Tempestade Éowyn
Tempestade Éowyn Ole Spata/AP

Segundo a entidade meteorológica da Irlanda, a MET, os ventos poderão chegar aos 130 km/h, o que poderá constituir um perigo à vida resultante de detritos voadores. As pessoas devem limitar deslocações e esperam-se o cancelamento de transportes, cortes de eletricidade significativos, atividade marítima extremamente agitada, entre outras consequências. Dependendo da região, o alerta irá manter-se vermelho desde quinta até sexta-feira entre as 10h e as 14h. 

Na Escócia, as zonas centrais e sul, incluindo Edimburgo, Glasgow e Ayr irão estar sob aviso vermelho. Na quinta-feira, o primeiro-ministro escocês, John Swinney, apelou a que o público levasse este alerta a sério: "Os avisos meteorológicos vermelhos são muito raros; a nossa mensagem é simples: por favor, siga os conselhos do Met Office e da polícia, leve isto a sério e mantenha-se seguro", acrescentando que a polícia ia emitir um aviso para limitar as deslocações. Está previsto que as escolas nesta região encerrem sexta-feira, assim como o Parlamento.

Na Irlanda do Norte, as escolas foram aconselhadas a fechar e o público foi avisado para se manter afastado de florestas, parques e reservas naturais devido ao risco de queda de árvores, ramos e outros detritos. A primeira-ministra da região, Michelle O'Neill, avisou que será emitido um alerta de emergência para os telemóveis no final da tarde de quinta-feira.

Em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18h de sexta-feira, 24 e as 00h de sábado, 25 devido à chuva e até às 18h devido à agitação marítima. Os arquipélagos da Madeira e dos Açores permanecem sob aviso amarelo durante o fim de semana devido à chuva e agitações marítimas fortes, assim como os distritos de Lisboa e Leiria, entre as 18h de sexta-feira e as 18h de sábado. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres