A Irlanda, Irlanda do Norte, e a Escócia serão os territórios mais afetados por esta tempestade que chegará também ao continente português e às ilhas, não com tanta intensidade.
Foi emitido um alerta vermelho para as regiões da Irlanda e da Escócia na quinta, 23 e sexta-feira, 24 antes daquela que poderá ser uma das tempestades mais fortes dos últimos anos: a Éowy. Em Portugal, foram emitidos alertas amarelos nos distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga.
Tempestade ÉowynOle Spata/AP
Segundo a entidade meteorológica da Irlanda, a MET, os ventos poderão chegar aos 130 km/h, o que poderá constituir um perigo à vida resultante de detritos voadores. As pessoas devem limitar deslocações e esperam-se o cancelamento de transportes, cortes de eletricidade significativos, atividade marítima extremamente agitada, entre outras consequências. Dependendo da região, o alerta irá manter-se vermelho desde quinta até sexta-feira entre as 10h e as 14h.
Storm #Éowyn is incredible and these are the reasons!
Wind gusts of 242 km/h are expected It has more strength than the hurricane Ophelia ? It will deepen about 55 hPa in 24 h, one of the fastest cyclogenesis.
Na Escócia, as zonas centrais e sul, incluindo Edimburgo, Glasgow e Ayr irão estar sob aviso vermelho. Na quinta-feira, o primeiro-ministro escocês, John Swinney, apelou a que o público levasse este alerta a sério: "Os avisos meteorológicos vermelhos são muito raros; a nossa mensagem é simples: por favor, siga os conselhos do Met Office e da polícia, leve isto a sério e mantenha-se seguro", acrescentando que a polícia ia emitir um aviso para limitar as deslocações. Está previsto que as escolas nesta região encerrem sexta-feira, assim como o Parlamento.
Na Irlanda do Norte, as escolas foram aconselhadas a fechar e o público foi avisado para se manter afastado de florestas, parques e reservas naturais devido ao risco de queda de árvores, ramos e outros detritos. A primeira-ministra da região, Michelle O'Neill, avisou que será emitido um alerta de emergência para os telemóveis no final da tarde de quinta-feira.
Em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18h de sexta-feira, 24 e as 00h de sábado, 25 devido à chuva e até às 18h devido à agitação marítima. Os arquipélagos da Madeira e dos Açores permanecem sob aviso amarelo durante o fim de semana devido à chuva e agitações marítimas fortes, assim como os distritos de Lisboa e Leiria, entre as 18h de sexta-feira e as 18h de sábado.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.