O surto no Lar Palácio D'El Rei, que infetou 34 utentes e nove funcionários, foi detetado no início da semana, quando algumas pessoas manifestaram sintomas.
Um surto de coronavírus no lar Palácio D'El Rei, no concelho de Óbidos, infetou 34 utentes e nove funcionários e provocou a morte de dois idosos, informaram hoje as autoridades de saúde.
Dos 36 utentes do lar, "34 tiveram resultados positivos", disse hoje à Lusa a delegada de saúde de Óbidos, Fátima País, confirmando o registo de "dois óbitos relacionados com o surto".
De acordo com a mesma responsável, "dos 15 trabalhadores testados, nove tiveram também resultados positivos".
O surto no Lar Palácio D'El Rei, no concelho de Óbidos, no distrito de Leiria, foi detetado no início da semana, quando "algumas pessoas manifestaram sintomas", o que, segundo Fátima País, levou à realização de testes a todos os residentes e funcionários.
Cinco utentes da instituição "foram hospitalizados [no Centro Hospitalar do Oeste]" e os restantes "não apresentam sintomas muito gravosos, estando a ser acompanhados no lar", afirmou a delegada de saúde.
Segundo o boletim de situação epidemiológica publicado hoje pela Comissão Distrital de proteção Civil de Leiria, o concelho de Óbidos contava, na sexta-feira, com 59 casos ativos, número a que acrescem os novos casos relacionados com o surto.
Desde o início da pandemia registaram-se no concelho de Óbidos 192 casos de infeção, dos quais 130 pessoas recuperaram e três morreram.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.045 pessoas dos 423.870 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Surto de covid-19 em lar de Óbidos com 43 infetados e dois mortos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.