Sábado – Pense por si

Só 62% dos casos são rastreados e faltam agora pelo menos 500 profissionais

Sara Capelo
Sara Capelo 22 de dezembro de 2021 às 20:05

Número necessário para conseguir fazer inquéritos epidemiológicos a pelo menos 90% dos contactos de quem está infetado poderá ser de 2 mil profissionais. Há um quarto disso agora, mas Governo diz já estar a contratar.

O Serviço Nacional de Saúde só está a conseguir rastrear 62% dos contactos dos novos casos de covid-19. Apesar do esforço de alocação de mais recursos humanos para esta atividade de rastreamento, quando a situação se aproxima dos 6 mil casos, deveria haver cerca de mil profissionais a realizar estes inquéritos epidemiológicos, diz o matemático Carlos Antunes. Mas os números oficiais indicam que só há 550. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.