Sábado – Pense por si

SIS soube do furto através da comunicação social

27 de julho de 2017 às 17:06
As mais lidas

Júlio Pereira disse que tomou conhecimento do furto no dia 29 de Junho, através do Serviço de Informações de Segurança e que este serviço soube do facto pela comunicação social no mesmo dia

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, Júlio Pereira, garantiu esta quinta-feira no Parlamento que soube do furto de Tancos através do Serviço de Informações de Segurança, e que este serviço tomou conhecimento através da comunicação social.

Numa primeira declaração na comissão de Defesa Nacional, Júlio Pereira disse que tomou conhecimento do furto no dia 29 de Junho, através do Serviço de Informações de Segurança (SIS), e que este serviço soube do facto pela comunicação social no mesmo dia.

O secretário-geral do SIRP está a ser ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional, a requerimento do PSD, face à "persistência de um conjunto de dúvidas que merecem ser totalmente esclarecidas" sobre o furto de material de guerra nos Paióis Nacionais de Tancos.

Júlio Pereira, que repetiu esta informação, em resposta a uma pergunta do PSD, considerou depois que ter uma informação de que houve um assalto "pouco ou nada significa" se não se souber o conteúdo do que foi roubado. Se o furto ocorreu de 28 para 29 de Junho, considerou, "não é excessivo" o tempo que levou até a informação sobre o furto ter sido divulgada.

Na terça-feira, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, admitiu ter sabido do furto de armas pelos jornais, mas garantiu que deu um "nível de preocupação grande". Durante a audição, Helena Fazenda desdramatizou esse facto, sublinhando que quer a Polícia Judiciária, quer a Polícia Judiciária Militar iniciaram rapidamente as investigações ao caso.

Helena Fazenda não respondeu diretamente ao deputado do CDS-PP António Carlos Monteiro, que lhe perguntou se não seria exigível um secretário-geral de segurança interna saber mais cedo do sucedido. "Foi o tempo certo? Foi o tempo que tive", afirmou aos deputados da comissão, sem nunca dizer se considerava ou não o necessário para agir. 



Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.