Sábado – Pense por si

SIRESP é obsoleto e vulnerável "às catástrofes que pretende socorrer"

Alexandra Pedro 12 de outubro de 2017 às 15:17

Relatório da Comissão Técnica Independente aponta falhas à rede de comunicações de emergência e faz até um apelo para haver um upgrade na tecnologia utilizada.

O não funcionamento de cinco antenas da rede SIRESP e o congestionamento da rede de emergência nacional são criticados no relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios entre 17 e 24 de Junho, que reconhece que esta situação "não pode ser admitida numa rede que necessita de garantir comunicações entre os diversos pontos de decisão, muitos deles distantes centenas de quilómetros". A sua desactualização também é apontada no relatório:  "Portugal não deve continuar a basear as suas comunicações em sistemas que, como se viu, são vulneráveis às catástrofes que pretende socorrer." 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?