Sábado – Pense por si

Sindicatos de enfermeiros reúnem-se com o Governo

O Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato Independente dos Enfermeiros vão reunir-se com o Ministério da Saúde na próxima quarta-feira para receber uma contraproposta à revisão da carreira especial de enfermagem entregue no ano passado.

O Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato Independente dos Enfermeiros vão reunir-se com o Ministério da Saúde na próxima quarta-feira e esperam receber uma contraproposta à revisão da carreira especial de enfermagem entregue no ano passado.

Em comunicado, a FENSE (Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato Independente dos Enfermeiros) dá conta da reunião que tem agendada com o ministério no dia 28 de Fevereiro, às 17:00, na qual "espera que seja efectuada contraproposta do Governo à Revisão da Carreira Especial de Enfermagem entregue pelos 2 sindicatos a 16 de Agosto de 2017".

O documento em causa reflecte a posição maioritária dos mais de 41.000 Enfermeiros que exercem funções no Serviço Nacional de Saúde e que motivaram as acções de protesto de milhares de enfermeiros ao longo do ano passado, sobretudo na semana de 11 a 15 de Setembro de 2017.

O acordo entregue pelos sindicatos inclui o perfil profissional e as áreas de actuação dos enfermeiros, bem como as suas categorias profissionais: Enfermeiro, Enfermeiro Especialista, Enfermeiro Director de nível 1 (unidade), nível 2 (departamento) e nível 3 (região).

Estão também abrangidos por este acordo as dotações, progressões e promoções, o regulamento de avaliação de desempenho e o regulamento dos procedimentos concursais, e ainda os horários, as férias, as faltas e as remunerações.

"Aguardamos, assim, a contraproposta do Ministério da Saúde e o respectivo Protocolo Negocial para a conclusão rápida deste processo. Esperamos também que nos seja comunicada a data de publicação do ACT parcelar e transitório assinado a 12 de janeiro de 2018 e do pagamento do suplemento remuneratório para os Enfermeiros Especialistas", afirma a FENSE.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.