Sábado – Pense por si

SEF reforça controlo nos aeroportos no Verão com mais 69 inspectores

Com este reforço passam a trabalhar no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa 212 inspectores afectos ao controlo de fronteira.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai reforçar as fronteiras aéreas com mais 69 inspectores, a partir de sexta-feira e até 30 de Setembro devido ao previsível aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos nacionais no verão.

SEF aeroporto
SEF aeroporto

Em comunicado, o SEF adianta que o aeroporto de Lisboa será reforçado com mais 36 inspectores, o de Faro com mais 13, o aeroporto Sá Carneiro no Porto terá mais 16, o de Ponta Delgada dois e o Funchal também dois.

Com este reforço passam a trabalhar no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa 212 inspectores afectos ao controlo de fronteira.

Nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do SEF, na fiscalização de todos os passaportes no aeroporto de Lisboa, 60% dos passageiros foram controlados num tempo inferior a cinco minutos.

A monitorização dos registos diários -- realizada a cada 15 minutos - revela que em mais de 90% dos registos o tempo de espera médio é inferior a 30 minutos.

No total das medições efectuadas nos primeiros quatro meses do ano (mais de 8.500 registos), "apenas em 1,6% se registou um tempo de espera superior a uma hora no controlo de passaportes nas chegadas a Portugal e somente 0,09 por cento dos registos reflectem tempos de espera superiores a duas horas", indica o comunicado.

Quanto ao número de passageiros controlados, em igual período, 64% dos passageiros controlados nas chegadas no aeroporto de Lisboa são cidadãos da União Europeia.

No caso dos cidadãos europeus, o tempo médio de espera nas chegadas foi de dois minutos, sendo que o tempo de passagem nos controlos de fronteira electrónicos (RAPID) foi também reduzido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais