NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Não foi ainda anunciada a data da próxima convenção.
O secretário-geral da Iniciativa Liberal (IL), Miguel Rangel, vai dirigir interinamente o partido até à próxima convenção, na sequência da demissão "com efeitos imediatos" do presidente dos liberais, Rui Rocha, foi este domingo anunciado.
Numa mensagem enviada hoje aos militantes, o partido refere que os vice-presidentes do partido comunicaram que "não pretendem exercer a sua prerrogativa estatutária de assumir" o cargo de presidente da comissão executiva.
O objetivo é "darem a palavra aos membros da Iniciativa Liberal para poderem eleger um novo presidente", lê-se ainda na mensagem.
Por isso, e de acordo com os estatutos, a comissão executiva vai continuar em gestão, coordenada pelo secretário-geral até à eleição, em convenção, do novo líder dos liberais, acrescenta-se na nota.
Não foi ainda anunciada a data da próxima convenção.
Rui Rocha, que se demitiu no sábado de líder da IL, reconheceu que o partido não atingiu "a preponderância que todos desejavam" nas legislativas de 18 de maio.
Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa, Rui Rocha anunciou que irá ocupar o lugar como deputado na Assembleia da República, e explicou que sai por não estar agarrado ao cargo e perante um ciclo político novo.
Explicou que a decisão surge da avaliação feita por si de dois anos e meio de liderança do partido e dos recentes resultados das eleições legislativas, nas quais a Iniciativa Liberal alcançou o melhor resultado em legislativas, crescendo no número de votos e em deputados eleitos.
Nas legislativas de 18 de maio, a IL conseguiu eleger nove deputados, mais um do que nas eleições anteriores, em 2024.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.