Sábado – Pense por si

Santa Casa: O projeto de sete milhões e com sete anos que continua fechado

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 02 de novembro de 2023 às 08:00

A Santa Casa tem praticamente pronto o empreendimento para uma residência sénior em Monsanto num edifício doado pela Nestlé já em 2016. Mas sem abrir.

Quem passa pela Antiga Fábrica de gelados da Nestlé, em Monsanto (Lisboa), constata que pelo menos há ano e meio a antiga construção deu lugar a um novo e moderno edifício, aparentemente pronto, mas que continua fechada e sem funcionar. O edifício foi doado em 2016 à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, mas sete anos depois, o novo projeto para uma residência sénior ainda não recebeu ninguém. O atraso tem aliás levado a algumas críticas, internas e discretas, no que é visto como uma derrapagem difícil de explicar face ao volume de investimento em causa e que, de alguma forma, “prejudica a imagem da instituição junto de quem faz doações”, fundamentais para a sustentabilidade da SCML, indica quem conhece o processo (ver caixa).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.