A mesma lei bancária está a ser aplicada de formas distintas em relação à CGD (mais restritiva) e aos bancos privados (mais permissiva). O BdP garante que a decisão é do BCE, o qual, por sua vez, recusa dar explicações sobre casos concretos
Todos os administradores de bancos são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros. E também há os que não chegam sequer a tornar-se administradores por causa de uma regra que, aparentemente, não está a ser aplicada da mesma forma a actuais administradores de outros bancos. Confuso? Então é assim: dos 19 nomes recentemente propostos pelo Governo português para novos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Central Europeu (BCE) chumbou oito. Baseou-se no que determina o Artigo 33º (Acumulação de cargos) do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF), ponto 3, segundo o qual "é vedado aos membros dos órgãos de administração e fiscalização das instituições de crédito (...) acumular mais do que um cargo executivo com dois não executivos, ou quatro cargos não executivos." Aliás, o BCE não chumbou, pois as propostas do Governo português foram retiradas a tempo de evitar o veto, mas fez saber que não aprovaria.
Saiba quem são os administradores que acumulam mais cargos empresariais
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.