Sábado – Pense por si

Quem é quem no núcleo duro de Chicão

Margarida Davim
Margarida Davim 08 de novembro de 2021 às 08:00

Parecem “uma associação de estudantes”, disse Paulo Portas. Há dois casais (do Porto, com famílias numerosas), amigos da Jota, ex-apoiantes de Ribeiro e Castro e de... Portas.

Os últimos dias foram intensos no grupo de WhatsApp do núcleo duro de Francisco Rodrigues dos Santos. Com o CDS a ferro e fogo, é preciso definir estratégias e alinhar discursos. E, para isso, há mensagens constantes num grupo que, por força da pandemia, teve de se habituar a trabalhar desde o início por meios digitais. “Duas ou três semanas depois de sermos eleitos, ficámos confinados”, conta à SÁBADO Filipa Correia Pinto, admitindo que “o entrosamento não foi fácil” porque a relação se fez inicialmente por WhatsApp ou Zoom.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.