Hoje estão em perigo máximo de incêndio os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, em Faro.
Quatro concelhos da região Centro e Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que aumente nos próximos dias, com a previsão de temperaturas a subir.
bombeiros CMTV
Hoje estão em perigo máximo de incêndio os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, mas o IPMA prevê que este nível se estenda no sábado a cerca de 40 concelhos do interior Centro e do Algarve, alargando-se no domingo a outros municípios tanto no Centro como no Norte do país.
Segundo o IPMA, mais de 80 municípios do interior Norte, Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo muito elevado.
Outros cerca de 90 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Viseu, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Leiria, Lisboa e Santarém estarão em perigo elevado.
De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio vai aumentar nos próximos dias, a par de uma subida das temperaturas na ordem dos 10 graus Celsius, prevendo-se em algumas regiões máximas acima dos 40 graus.
O perigo de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no Norte e Centro, e uma subida de temperatura, em especial da máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (Braga e Viana do Castelo) e os 25 (Faro) e as máximas entre os 25 (Viana do Castelo) e os 40 (Évora).
Por causa do tempo quente, 12 distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, que é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A discussão que ainda mal começou sobre as propostas governamentais de revisão de leis laborais deixa a claro a falta de tino e visão da ministra Maria Ramalho e de Luís Montenegro.
A justiça administrativa não limita a ação do Estado, dá-lhe solidez. Uma decisão administrativa tomada dentro dos limites legais, devidamente fundamentada e transparente, reforça a confiança dos cidadãos e aumenta a segurança das instituições.
Os decisores políticos europeus continuam a ser ‘surpreendidos’ por acontecimentos e incerteza. Mais atividade prospetiva na Europa é certamente bem-vinda.
O jornalismo não alimenta isto ou aquilo só porque vende ou não vende. As redações distanciam-se completamente de uma registadora. A igreja, logicamente, isenta-se de alimentar algo que lhe é prejudicial.