Sábado – Pense por si

Cerca de 80 concelhos de 10 distritos do continente em risco máximo de incêndio

CM 29 de junho de 2025 às 13:27
As mais lidas

Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Cerca de 80 concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam este domingo risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bombeiros, incêndio xx
Bombeiros, incêndio xx

De acordo com o IPMA, os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' quase todos os concelhos dos distritos do continente.Apenas cerca de 30 municípios localizados no litoral do país estão com risco moderado ou reduzido de incêndio. O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, entre este sábado e terça-feira, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Os restantes distritos estarão com avisos laranja (o segundo mais grave) e amarelo, variando nos dias entre este sábado e terça feira.O IPMA prevê para este sábado, no continente, continuação de tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Raso, e no interior durante a tarde.As previsões apontam para condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro e durante a tarde, e uma pequena subida de temperatura.O vento soprará em geral fraco predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste até ao meio da manhã, e soprando por vezes moderado (até 30 km/h) na faixa costeira ocidental. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 44 graus Celsius, em Beja, e os 25, em Aveiro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Tópicos Incêndios
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".