Sábado – Pense por si

Quando Mário Soares era "Fontes"

Filipe Garcia 08 de janeiro de 2017 às 11:48

Aos 23 anos foi detido pela primeira vez e em 74 já era figura principal em 35 processos da PIDE. A história de “Fontes”, o jovem resistente comunista que chegaria a Abril de 74 como destacado socialista

Acusado de envolvimento em "actividades que visavam a alteração da Constituição por meio da rebelião armada", a 15 de Fevereiro de 1962, Mário Soares estava na Rua Nova da Trindade quando foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE). Nada de novo. Logo no arranque do interrogatório, na cadeia  do Aljube, Soares responderia "que foi preso três vezes [por esta polícia], acusado de desenvolver actividades subversivas" e que até estava em "liberdade mediante caução".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.