Os focos nalguns bairros desfavorecidos levam o Governo a ponderar atrasar a terceira fase de desconfinamento na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O Governo vai ponderar um atraso nas medidas previstas para a terceira fase de desconfinamento em Lisboa e Vale do Tejo, devido aos focos localizados em alguns bairros desfavorecidos da região.
A garantia foi deixada pelo Governo na reunião com epidemiologistas que decorreu na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, na sede do Infarmed, e anunciada pelo deputado do PSD Ricardo Batista Leite.
O deputado social-democrata reiterou a preocupação fase aos novos casos na região, devido aos focos detetados nos concelhos da Amadora, Loures, Odivelas e Barreiro, situações que, disse, estão ser alvo de uma "vigilância epidemiológica muito forte".
"Neste momento a vigilância epidemiológica é de fundamental importância, assim como, eventualmente, nesta região ou em alguns concelhos, considerar-se um atrasar das medidas previstas para 1 de junho", afirmou Ricardo Batista Leite aos jornalistas.
O deputado do PSD acrescentou que "foi assumido pelo Governo que essa discussão será feita antes do Conselho de Ministros de amanhã". Recorde-se que o Governo reúne-se amanhã para debater a próxima fase de reabertura da economia.
Questionado sobre que medidas podem ser atrasadas, Ricardo Batista Leite respondeu apenas que "o Governo disse que ia ponderar, mas não foi taxativo".
A próxima fase de desconfinamento acaba com a obrigatoriedade de teletrabalho e permite a abertura de lojas de cidadão, lojas inseridas em centros comerciais, de creches, pré-escolar, ATL, cinemas e teatros, e a retoma das competições oficiais da 1.ª Liga e da Taça de Portugal de futebol.
Segundo os deputados que tiveram presentes na reunião, os especialistas deram uma visão sócioeconómico desta pandemia. "Está a ser a população mais pobre que está a ser particularmente afetada neste momento da epidemia", afirmou Moisés Ferreira, do Bloco de Esquerda.
"Esta população caracteriza-se por situações de habitação mais degradada, trabalho mais precário e por ter menos rendimentos", acrescentou, descrevendo situações de trabalhadores de empresas de trabalho temporário que estão partilhar habitações e meios de transporte.
PSD diz que Governo vai ponderar atraso na terceira fase em Lisboa e Vale do Tejo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.