Sábado – Pense por si

PSD acusa Mário Centeno de falta de carácter

O PSD acusou hoje o ministro das Finanças de não ter tido "a hombridade" de reconhecer publicamente "um compromisso assumido" com o ex-presidente da Caixa, António Domingues

O PSD acusou hoje o ministro das Finanças de não ter tido "a hombridade" de reconhecer publicamente "um compromisso assumido" com o ex-presidente da Caixa, António Domingues, e considerou "indecoroso" que um membro do Governo "falte à verdade ao país".

Em conferência de imprensa, o coordenador social-democrata na comissão de inquérito sobre a nomeação e demissão da anterior administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Luís Marques Guedes considerou que ficou demonstrado que existiu um acordo com o Governo quanto à dispensa da apresentação de declarações de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional.

"Houve um acordo entre as partes, deixou de haver condições políticas da parte do Governo pela polémica instalada e isso esteve na base do pedido de demissão de uma administração. O ministro das Finanças não teve a hombridade de assumir essa sua incapacidade de honrar o acordado", acusou o deputado Luís Marques Guedes. 

O deputado disse ainda que o PSD irá votar contra as conclusões do relatório preliminar da comissão - elaborado pelo socialista Luís Testa - e irá propor conclusões alternativas.

Nas conclusões sugeridas pelo PSD não fica expresso que o Governo, ou o ministro das Finanças, mentiu à Comissão de Inquérito - durante a qual nunca assumiu a existência de um acordo com António Domingues -, mas, nas respostas aos jornalistas, Marques Guedes disse que os sociais-democratas entendem que Mário Centeno "escondeu o que tinha feito".

"As consequências serão políticas, as comissões de inquérito não julgam pessoas. Eu acho que é indecoroso um membro do Governo faltar à verdade na relação com o país e com os cidadãos", disse, remetendo para o próprio e, em primeiro lugar, para o primeiro-ministro a retirada de conclusões.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.