Sábado – Pense por si

Proteção Civil "guarda" envio de SMS apenas para "alertas vermelhos"

Cátia Andrea Costa 02 de agosto de 2019 às 09:07

ANEPC ainda não enviou qualquer mensagem de emergência este ano, apesar de alguns fogos graves. Lei não exige que seja preciso "alerta vermelho". Em 2017, o fogo de Pedrógão Grande não teria acionado o sistema, porque as forças operacionais estavam em "alerta amarelo".

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)ainda não enviou qualquerSMSde emergência, este ano, apesar dosincêndiosgraves que já devastaram milhares de hectares nos concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã, por exemplo. A Proteção Civil garante que tal não aconteceu porque o envio de alertas preventivos por SMS "destina-se a informar as populações quando é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho", situação que "ainda não se verificou este ano". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.