Sábado – Pense por si

Projectos de cidadãos vão entrar no Orçamento de 2017

Está prevista "uma verba anual destinada a projectos propostos e escolhidos pelos cidadãos, que visem a promoção da qualidade de vida", revelou a ministra Maria Manuel Leitão Marques

 O Governo vai avançar com um Orçamento Participativo, previsto no programa do PS, no âmbito do Orçamento do Estado para 2017, anunciou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa esta terça-feira.

De acordo com Maria Manuel Leitão Marques, o Orçamento Participativo de nível nacional irá realizar-se "no âmbito do Orçamento de Estado de 2017". "Será prevista a afectação de uma verba anual destinada a projectos propostos e escolhidos pelos cidadãos, que visem a promoção da qualidade de vida", afirmou a governante na Conferência Internacional Portugal Participa, em Lisboa.

Segundo fonte do gabinete de Maria Manuel Leitão Marques, ainda não foi decidido o montante que será destinado ao Orçamento Participativo e está a ser ponderado como será implementado o projecto-piloto - se este se circunscreve a uma área de governação, como a Justiça ou a Saúde, por exemplo, ou a uma área geográfica no país.

Ainda no âmbito da participação dos cidadãos, a ministra anunciou "o desenvolvimento de um projecto de 'perguntas cidadãs ao Governo', como forma de facilitar o contacto entre o Governo, a administração pública e os cidadãos". "Terá como objectivo permitir a qualquer cidadão a possibilidade de submeter qualquer pergunta ao Governo ou à Administração Pública, cabendo a uma entidade pública designada assegurar, em ligação com as entidades relevantes, o respectivo esclarecimento em prazo razoável", referiu.

A Conferência Internacional Portugal Participa, dedicada ao tema Novos Limiares para a Participação em Portugal, decorre terça e quarta-feiras na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.