NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Os profissionais de saúde foram o único grupo considerado prioritário a ter taxa de vacinação mais reduzida do que na época gripal anterior.
A vacinação contra a gripe entreprofissionais de saúdedesceu na última época gripal, apesar de já ser tradicionalmente das taxas mais baixas entre os grupos a quem a vacina está recomendada, segundo dados esta terça-feira divulgados.
O relatório do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra agripeem grupos prioritários, mostra que cerca de 1,3 milhões de portugueses com 65 ou mais anos se vacinaram nesta época gripal 2018/2019.
Assim, quase 66% das pessoas a partir dos 65 anos tomaram a vacina, representando um aumento em relação à época gripal 2017/2018, em que 62% dos idosos foram vacinados, segundo os dados a que a agência Lusa teve acesso.
No sentido inverso, esta época houve um "declínio na vacinação entre os profissionais de saúde com contacto direito com doentes", passando de uma taxa superior a 55% de vacinados para 52% em 2018/2019.
Os profissionais de saúde foram mesmo o único grupo considerado prioritário a ter taxa de vacinação mais reduzida do que na época gripal anterior.
Os portadores de doença crónica passaram de 52,1% de taxa de vacinação em 2017/2018, para mais de 55% em 2018/2019. Também nos portugueses entre os 60 e os 64 anos houve uma subida de cerca de dois pontos percentuais.
A Direção-geral da Saúde considera fortemente recomendada a vacinação contra a gripe em pessoas a partir dos 65 anos, em doentes crónicos ou imunodeprimidos a partir dos seis meses, em grávidas e em profissionais de saúde ou cuidadores em instituições.
Avacinatambém é aconselhada a pessoas entre os 60 e os 64 anos.
Do total das pessoas que levaram nesta época a vacina da gripe, mais de 60% fê-lo por recomendação médica, 15,8% por iniciativas dos locais de trabalho, 14% porque pretendia estar protegidos e apenas 5,5% porque sabem fazer parte de um grupo de risco para a gripe.
Profissionais de saúde vacinaram-se menos contra a gripe este ano
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.