O filho menor era também arguido no caso por ter ajudado o pai a agredir a mãe. O homem mais velho foi absolvido do crime de violência doméstica.
O Tribunal deAveirocondenou esta segunda-feira a três anos e dez meses de prisão efetiva um homem por ter esfaqueado a companheira, com a ajuda de um filho menor, que também era arguido no caso.
Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente disse que os factos que estavam em julgamento "resultaram provados, à exceção de pequenos pormenores".
O arguido foi absolvido do crime deviolência doméstica, mas foi condenado por um crime de homicídio qualificado na forma tentada, a três anos de dez meses de prisão efetiva.
A juíza explicou que o tribunal decidiu não suspender a pena, sobretudo por razões de prevenção geral.
"A comunidade não tolera este tipo de atentado ao bem jurídico maior que é a vida, ainda por cima num contexto de violência familiar", disse a magistrada, lembrando que o arguido não assumiu a prática dos factos.
Além da pena de prisão, o homem vai ter de pagar mil euros à ofendida, a título de indemnização, e 85 euros ao Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, pelas despesas de saúde suportadas.
O arguido vai continuar em prisão preventiva a aguardar os ulteriores termos do processo.
O tribunal deu ainda como provado que o filho do agressor, que à data dos factos tinha 16 anos, "interveio como mero auxiliar do pai", entregando àquele a arma utilizada na agressão.
O jovem, que estava igualmente acusado de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, mas como cúmplice, foi condenado a uma pena de dez meses de prisão, suspensa por um ano.
O crime ocorreu em Ovar, a 6 de maio de 2018, quando, durante uma discussão familiar, o arguido encostou um punhal ao peito da companheira, que se defendeu com as mãos, acabando por ser golpeada num pulso. A mulher teve de receber tratamento hospitalar.
Prisão efetiva para homem que esfaqueou companheira em Ovar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.