Sábado – Pense por si

Prisão de Lisboa. Protestos às refeições, baratas nas celas e água fria

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 26 de novembro de 2021 às 08:00

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa enviaram uma carta à direção para denunciar a falta de condições daquela cadeia - das celas aos balneários. À SÁBADO, a Direção-Geral dos Serviços Prisionais diz que foram arranjados "quatro chuveiros que se encontravam avariados em consequência de mau uso".

Uma greve ao almoço e outra ao jantar. Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) têm vindo a denunciar as más condições daquele espaço e, perante uma situação que se tornou "insustentável, inadmissível, incompreensível e inaceitável", esta semana decidiram não sair das celas num dos almoços e num dos jantares. A juntar à qualidade da comida, os presos apontam ainda a existência de baratas e água fria para tomar banho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.