Sábado – Pense por si

Encerramento do EPL. Obras nas prisões estão atrasadas

Diogo Barreto
Diogo Barreto 01 de abril de 2024 às 07:00

A poucos dias de cessar funções, o Governo prometia o final de obras na prisão de Tires em março. Prazo não vai ser cumprido e transferência de reclusos deve atrasar.

Na pasta de transição pública que o Governo de António Costa divulgou é indicado que o  encerramento do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) era um compromisso assumido pelo XXIII Governo e que não foi concluído. Ressalvando os "sinais de vetustez e degradação" que tornavam esta infraestrutura desadequada a cumprir as suas funções, o executivo sublinhava ter dado início ao processo para a sua extinção e garantia que as obras que iam permitir começar a transferir reclusos estariam prontas em março. Mas as obras que já decorrem não estão terminadas e os estabelecimentos prisionais não podem ainda receber os detidos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.