Sábado – Pense por si

Encerramento do EPL. Obras nas prisões estão atrasadas

Diogo Barreto
Diogo Barreto 01 de abril de 2024 às 07:00

A poucos dias de cessar funções, o Governo prometia o final de obras na prisão de Tires em março. Prazo não vai ser cumprido e transferência de reclusos deve atrasar.

Na pasta de transição pública que o Governo de António Costa divulgou é indicado que o  encerramento do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) era um compromisso assumido pelo XXIII Governo e que não foi concluído. Ressalvando os "sinais de vetustez e degradação" que tornavam esta infraestrutura desadequada a cumprir as suas funções, o executivo sublinhava ter dado início ao processo para a sua extinção e garantia que as obras que iam permitir começar a transferir reclusos estariam prontas em março. Mas as obras que já decorrem não estão terminadas e os estabelecimentos prisionais não podem ainda receber os detidos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro