Sábado – Pense por si

Presidenciais: Ana Gomes prevê gastar 50 mil euros e limita contribuições a 100 euros

Diplomata e ex-eurodeputada do PS entregou mais de 8 mil assinaturas de cidadãos eleitores no Tribunal Constitucional, em Lisboa.

A candidata presidencial Ana Gomes anunciou hoje que o orçamento da sua campanha ao Palácio de Belém ronda os 50 mil euros, sublinhando haver um limite de até 100 euros por contribuinte individual.

A diplomata e ex-eurodeputada do PS respondia a questões dos jornalistas após entregar mais de 8.000 assinaturas de cidadãos eleitores no Tribunal Constitucional, em Lisboa.

"Apresentámos um orçamento baixo, mas realista. Somos a única campanha - de que eu tenha conhecimento - que, ao contrário do previsto na lei - que permite contribuições individuais até 26 mil euros -, a minha tem um limite de até 100 euros por pessoa", afirmou.

Segundo a antiga dirigente socialista, "tudo será rigorosamente controlado através de uma referência multibanco".

"Apelo aos outros candidatos que façam o mesmo e moralizem o financiamento da campanha", concluiu, adiantando que não vai ter cartazes de propaganda nas ruas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.