Sábado – Pense por si

Portugal é o segundo país onde se consome mais canábis com regularidade

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 09 de junho de 2021 às 14:00

Relatório sobre o consumo de drogas revela que só os espanhóis consomem mais canábis regularmente do que os portugueses. A nível europeu, o número de pessoas que começaram tratamentos devido ao consumo de canábis aumentou quase 50% nos últimos dez anos.

Mesmo com o confinamento associado à pandemia e com o fecho de fronteiras durante meses, o tráfico de drogas parece não ter sido afetado. Pelo contrário, foram encontradas novas formas de venda: o mercado digital. A conclusão consta no Relatório Europeu sobre Drogas, divulgado esta quarta-feira, que aponta também para o aumento do consumo de álcool e de substâncias psicadélicas, o que pode "refletir um aumento da procura de substâncias eventualmente consideradas mais adequadas para consumo doméstico".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.