Sábado – Pense por si

Canábis: a droga cada vez menos leve

Raquel Lito
Raquel Lito 17 de junho de 2021 às 08:00

A substância "bate mais", com níveis psicoativos de 28%. Especialistas alertam para o perigo do desconhecimento da composição e efeitos na memória.

A droga supostamente leve está cada vez mais pesada. À medida que aumentam os níveis de THC (componente psicoativo perturbador) na canábis, multiplicam-se os efeitos agudos nos consumidores. A memória a curto prazo e a linear (linha de pensamento) podem ficar afetadas, assim como a capacidade de concentração, o domínio da tomada de decisão, juízo crítico, a frequência cardíaca e tensão arterial. Acrescem a ansiedade e as crises de angústia, distorções da perceção, ilusões, reações de pânico e os sintomas psicóticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.