Sábado – Pense por si

Canábis: a droga cada vez menos leve

Raquel Lito
Raquel Lito 17 de junho de 2021 às 08:00

A substância "bate mais", com níveis psicoativos de 28%. Especialistas alertam para o perigo do desconhecimento da composição e efeitos na memória.

A droga supostamente leve está cada vez mais pesada. À medida que aumentam os níveis de THC (componente psicoativo perturbador) na canábis, multiplicam-se os efeitos agudos nos consumidores. A memória a curto prazo e a linear (linha de pensamento) podem ficar afetadas, assim como a capacidade de concentração, o domínio da tomada de decisão, juízo crítico, a frequência cardíaca e tensão arterial. Acrescem a ansiedade e as crises de angústia, distorções da perceção, ilusões, reações de pânico e os sintomas psicóticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.