A embarcação, da organização não-governamental alemã Sea Eye, encontra-se ao largo de Malta com 40 pessoas a bordo, incluindo três crianças e uma mulher grávida, que foram resgatadas nos últimos dias no Mediterrâneo.
Portugal manifestou este sábado disponibilidade para acolher cinco das 40 pessoas que se encontram a bordo do navio humanitárioAlan Kurdiao largo de Malta, anunciou o Governo.
"Portugalmanifestou disponibilidade para acolher 5 das 40 pessoas que se encontram a bordo no navio humanitário 'Alan Kurdi', ao largo de Malta", anunciaram, em comunicado conjunto, os ministérios da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros.
A embarcação "Alan Kurdi", da organização não-governamental (ONG) alemã Sea Eye, encontra-se ao largo deMaltacom 40 pessoas a bordo, incluindo três crianças e uma mulher grávida, que foram resgatadas nos últimos dias no Mediterrâneo.
"Portugal, França, Alemanha e Luxemburgo manifestaram esta disponibilidade para receber o grupo de pessoas, num gesto de solidariedade humanitária e de desejo comum de fornecer soluções europeias para a questão da migração e das tragédias humanas que se verificam no Mediterrâneo", acrescenta o comunicado.
O Governo lembra que Portugal "tem participado ativamente em todos os processos de acolhimento", demigrantesresgatados no mar, dando como exemplos os casos dos navios Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III, Alan Kurdi e outras pequenas embarcações.
Durante 2018 e 2019, Portugal acolheu 129 pessoas resgatadas pelos navios humanitários.
"Não obstante esta disponibilidade solidária sempre manifestada, o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório", conclui o comunicado.
Em julho, 14 Estados-membros da UE, incluindo Portugal, acordaram avançar com um "mecanismo de solidariedade" para a distribuição dos migrantes resgatados no Mediterrâneo.
Portugal disponível para acolher cinco dos 40 migrantes do Alan Kurdi
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.