Sábado – Pense por si

PJ detém suspeitos de viciar e vender máquinas roubadas em França

22 de outubro de 2019 às 13:02
As mais lidas

A detenção ocorreu no âmbito de um inquérito no qual se investiga um esquema de furto, recetação, falsificação de documentos, legalização e venda de máquinas retroescavadoras.

APolícia Judiciária(PJ) deteve dois homens indiciados por recetação de máquinas retroescavadoras furtadas em França que acabavam por vender em Portugal a preços inferiores aos de mercado, depois de as submeterem a alterações físicas e documentais.

Em comunicado desta terça-feira, a Diretoria do Norte da PJ refere que as máquinas, "provenientes de furtos praticados emFrança, eram encaminhadas para armazéns onde seriam submetidas a alterações físicas e documentais, através de processos de falsificação, passando a circular com números de chassis e chapas de fabricante falsas".

Posteriormente, acrescenta a polícia, "eram comercializadas por preços muito abaixo do verdadeiro valor comercial, dado o reduzido número de horas de trabalho, a operadores que exercem atividade com este tipo de equipamentos".

A detenção ocorreu no âmbito de um inquérito no qual se investiga um esquema de furto, recetação, falsificação de documentos, legalização e venda de máquinas retroescavadoras.

No decurso dessa investigação, destaca a PJ, "foi possível apreender três máquinas e artefactos técnicos de relevo, relacionados com esta atividade ilícita e deter, fora de flagrante delito, dois dos responsáveis pelo esquema fraudulento".

Trata-se de um homem de 41 anos de idade e outro de 44 anos, empresários do ramo da construção civil e venda de maquinaria, "um deles com antecedentes por este tipo de ilícitos", que vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Estão indiciados pela autoria de crimes de recetação, falsificação de documentos e burla qualificada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.