A detenção ocorreu no âmbito de um inquérito no qual se investiga um esquema de furto, recetação, falsificação de documentos, legalização e venda de máquinas retroescavadoras.
APolícia Judiciária(PJ) deteve dois homens indiciados por recetação de máquinas retroescavadoras furtadas em França que acabavam por vender em Portugal a preços inferiores aos de mercado, depois de as submeterem a alterações físicas e documentais.
Em comunicado desta terça-feira, a Diretoria do Norte da PJ refere que as máquinas, "provenientes de furtos praticados emFrança, eram encaminhadas para armazéns onde seriam submetidas a alterações físicas e documentais, através de processos de falsificação, passando a circular com números de chassis e chapas de fabricante falsas".
Posteriormente, acrescenta a polícia, "eram comercializadas por preços muito abaixo do verdadeiro valor comercial, dado o reduzido número de horas de trabalho, a operadores que exercem atividade com este tipo de equipamentos".
A detenção ocorreu no âmbito de um inquérito no qual se investiga um esquema de furto, recetação, falsificação de documentos, legalização e venda de máquinas retroescavadoras.
No decurso dessa investigação, destaca a PJ, "foi possível apreender três máquinas e artefactos técnicos de relevo, relacionados com esta atividade ilícita e deter, fora de flagrante delito, dois dos responsáveis pelo esquema fraudulento".
Trata-se de um homem de 41 anos de idade e outro de 44 anos, empresários do ramo da construção civil e venda de maquinaria, "um deles com antecedentes por este tipo de ilícitos", que vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Estão indiciados pela autoria de crimes de recetação, falsificação de documentos e burla qualificada.
PJ detém suspeitos de viciar e vender máquinas roubadas em França
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."