Sábado – Pense por si

Perigo de inundações e vento forte nas próximas 24 horas

Protecção Civil alerta para o possível agravamento das condições meteorológicas nos distritos de Faro, Beja e Setúbal devido à possibilidade de precipitação forte e fenómenos extremos de vento

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas. O alerta da ANPC surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a partir desta quinta-feira um agravamento das condições meteorológicas nos distritos de Faro, Beja e Setúbal devido à possibilidade de precipitação forte e fenómenos extremos de vento.

Segundo o IPMA, a chuva poderá atingir valores de 10 e 20 milímetros por hora nos distritos de Faro, Beja e Setúbal, em particular na tarde de sexta-feira. Também no distrito de Faro, as ondas podem atingir os dois metros, além de se registar na sexta-feira às 17h02 a preia-mar.

Neste sentido, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano e possíveis acidentes na orla costeira.

No aviso à população, a ANPC recomenda a adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água, e a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

A ANPC aconselha ainda a população a não atravessar em zonas inundadas e ter especial cuidado ao circular junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.