Sábado – Pense por si

Papa nomeia Vitorino Soares novo bispo auxiliar do Porto

17 de julho de 2019 às 12:10
As mais lidas

O Papa nomeou um pároco de Paredes para o episcopado da diocese do Porto. Vitorino Soares assumiu em 1994 a paróquia de Castelões de Cepeda.

OPapa Francisconomeou esta quarta-feira como novo bispo auxiliar do Porto Vitorino José Pereira Soares, pároco de Castelões de Cepeda e de Madalena, em Paredes, anunciou a Diocese do Porto.

Numa mensagem publicada esta quarta-feira na página da Internet da Diocese do Porto, o bispo do Porto, Manuel Linda, refere ser "com imensa alegria" que informa a nomeação de Vitorino Soares como novo bispo auxiliar.

Manuel Linda afirma que o novo bispo auxiliar "é originário da Diocese do Porto e nela sempre estudou, trabalhou pastoralmente e residiu", tendo sido ordenado presbítero a 14 de julho de 1985, na Sé do Porto.

A ordenação de Vitorino Soares como bispo auxiliar do Porto "será, em princípio, no dia 29 de setembro", adianta Manuel Linda.

Para o bispo, a "ligação 'genética'" de Vitorino Soares ao Porto, "ao seu clero, religiosos e leigos, tornam-no particularmente sensível para a compreensão das habituais vivências, específicas sensibilidades e justas aspirações" da Diocese.

"E o seu temperamento acolhedor e afável muito contribui para fazer desta Igreja uma comunidade acolhedora, motivada, sensível e fraterna", sublinha Manuel Linda.

O novo bispo auxiliar do Porto foi estagiário no Seminário do Bom Pastor, capelão militar, colaborador numa paróquia da cidade do Porto, prefeito no Seminário Maior e diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.

Vitorino Soares assumiu em 1994 a paróquia de Castelões de Cepeda e, em 1999, a da Madalena, em Paredes.

Na mensagem, Manuel Linda agradece ao Papa, em nome da Diocese, esta nomeação e dá ainda as boas-vindas ao novo bispo auxiliar do Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.