Sábado – Pense por si

Pais do GNR morto a tiro por Pedro Dias vão receber 132 mil euros de indemnização

02 de maio de 2019 às 13:34
As mais lidas

Carlos Caetano foi morto a tiro a 11 de outubro de 2016, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Pedro Dias assassinou ainda Liliane e Luís Pinto, um casal que viajava na Estrada Nacional 229 naquela noite.

Os pais do militar da GNR morto a tiro em outubro de 2016 por Pedro Dias vão receber 132.500 euros de indemnização, segundo o despacho hoje publicado em Diário da República.

O despacho conjunto dos ministérios da Administração Interna e das Finanças refere que o montante de compensação foi calculado de acordo com o estipulado na lei, ou seja, 250 vezes "a retribuição mínima mensal garantida", que à data da morte do guarda Carlos Caetano estava fixada em 530 euros.

Nesse sentido, "o valor da compensação especial por morte a atribuir" aos pais do GNR Carlos Caetano é de 132.500 euros.

Carlos Caetano foi morto a tiro a 11 de outubro de 2016, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, por Pedro Dias, entretanto condenado à pena máxima de 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, por vários crimes cometidos nesse dia, entre os quais o homicídio do GNR e de Liliane e Luís Pinto, um casal que viajava na Estrada Nacional (EN) 229 naquela noite.

A tentativa de homicídio a um outro militar da GNR foi também considerada provada, tendo sido Pedro Dias condenado por este crime.

O despacho hoje publicado refere que foi aberto um inquérito para apurar os factos constitutivos do direito à compensação especial por morte, concluindo que o acidente "ocorreu durante a execução do serviço policial de patrulha", para o qual Carlos Caetano estava "superiormente nomeado", além de se ter verificado "o nexo de causalidade entre o risco inerente à função policial ou de segurança e a morte do militar".

O relatório do inquérito foi homologado pelo comandante-geral da GNR em maio de 2018.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?